Comunicação interna é um processo estratégico dentro de uma organização – desde alinhar objetivos e criar rituais a promover a cultura da empresa e criar um ambiente engajado.
Uma comunicação interna bem feita pode aumentar a satisfação dos funcionários, reduzir conflitos e, principalmente, melhorar a performance e a produtividade da companhia, já que todas as equipes trabalham de forma conectada.
Mas, mesmo com uma estratégia, o sucesso da comunicação interna depende de uma boa execução e o entendimento dos públicos-alvo dentro da empresa.
Neste artigo você vai ver como criar uma tática de comunicação interna envolvente que ativa a curiosidade dos colaboradores e fortalece a cultura da empresa.
Segundo a pesquisa Tendências em Comunicação Interna 2024, da Aberje, os três principais objetivos dos times de Comunicação Interna são, respectivamente:
Existem vários obstáculos que impedem os times de Comunicação Interna de atingirem esses objetivos. Segundo as pessoas entrevistadas na pesquisa da Aberje, o engajamento da liderança como ‘comunicadores/influenciadores’ é uma das maiores dores.
Outros desafios muito comuns são o excesso de comunicações enviadas para os colaboradores. Isso ocorre devido à falta de planejamento editorial, combinada com demandas urgentes do cotidiano.
Se o time de Comunicação Interna supera esses dois obstáculos na fase de produção de conteúdo, o próximo desafio é mais dificil ainda: garantir que o time veja, absorva e aprenda ou se engaje com o comunicado.
Existem várias maneiras de solucionar esses desafios. O primeiro passo é: criar um calendário de comunicações. Você pode começar com datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, Dia dos Pais, Dia do Cliente ou outras datas que façam sentido para a sua companhia.
Esse calendário serve como um mapa, com o qual você consegue constatar se existem:
A partir desse calendário, você pode priorizar narrativas, campanhas e conteúdos que são estratégicos para a empresa e também organizar a quantidade de informações que são repassadas para os colaboradores e o meio que será utilizado. Tudo isso para garantir que cada comunicado seja visto e apreendido.
Mesmo toda essa organização ainda não soluciona o primeiro desafio: conseguir que a liderança se posicione como ‘comunicadora/influenciadora’ na comunicação interna da empresa.
A boa notícia é que o Audiovisual Criativo possibilita alternativas ao uso do rosto das lideranças. É possível construir um relatório de ações ao final do ano, por exemplo, combinando imagens das atividades realizadas com depoimentos dos colaboradores impactados. Ou quem sabe ressaltar o Dia das Mães mostrando um pouco da rotina de algumas mamães da empresa? Enfim, as possibilidades são inúmeras.
Ao utilizar vídeos para comunicações, treinamentos ou atualizações, é possível transitar entre diferentes linguagens e formatos sem deixar de lado os valores e a essência do seu planejamento de comunicação interna.
Das opções abaixo, o que parece mais eficaz para você?
Provavelmente a opção 2 faz mais sentido para você e para suas lideranças, que estão sempre com o tempo apertado e precisam otimizar cada minuto. Trabalhando com um fornecedor especializado em Audiovisual Corporativo, é possível solucionar as demandas previstas no calendário anual utilizando recursos como: animação gráfica; locução profissionalizada; edição de imagens; entre outros.
Você pode usar vídeos para atingir diferentes objetivos na sua comunicação interna. Por exemplo:
O audiovisual é uma ferramenta muito versátil, que pode usar diferentes técnicas para transmitir de forma simples um conceito complexo.
Não é à toa que as principais plataformas atualmente utilizam vídeos: YouTube, TikTok, Instagram... Você também pode aproveitar os benefícios do audiovisual na sua empresa.
Estudos mostram que 95% da mensagem é absorvida se ela estiver em formato de vídeo.
Isso porque os elementos sonoros e visuais prendem a atenção dos colaboradores de forma mais eficaz do que textos longos ou apresentações estáticas.
Sem contar que o audiovisual tem um poder especial de transmitir emoções. Criar essa conexão emocional pode ser decisivo para reforçar os valores e a cultura da sua empresa, motivar equipes e enraizar um senso de pertencimento.
O primeiro passo para criar um vídeo que prende atenção das pessoas - principalmente dos colaboradores - é criar uma narrativa envolvente. A história do vídeo precisa estar conectada com o cotidiano das pessoas, com exemplos reais, desafios superados e uma conclusão clara.
O segundo passo é apresentar essa narrativa de forma atraente. Usar gráficos, animações, elementos interativos, juntamente com uma gravação de áudio e imagem de qualidade. Tudo isso vai manter o interesse do seu público.
Também é interessante apostar na criatividade para tornar o vídeo mais lúdico e acessível. Vídeo educativos com um toque de criatividade tendem a ser bem recebidos pelos times.
Por isso é tão importante contar com o apoio de um expert: alguém que co-crie o vídeo juntamente com você, ajudando de forma criativa na organização do conteúdo e executando a produção com qualidade profissional.
Um parceiro também te ajuda a determinar o formato e a duração ideal de cada video de acordo com os objetivos definidos na campanha.
Cada vídeo deve ser produzido para atingir objetivos específicos para as campanhas, mas existem algumas métricas que podem ser avaliadas em todos os projetos. Por exemplo:
Para acompanhar essas métricas de interação você pode usar o próprio canal de comunicação do time, como Slack, Microsoft Teams ou uma rede social interna.
Já as métricas de visualização e retenção devem ser analisadas onde o vídeo está hospedado, seja no YouTube, no Vimeo ou então na plataforma LMS (Learning Management System) da sua empresa.
Aqui na Thule temos dezenas de exemplos em que unimos criatividade de inovação para aproximar empresas e colaboradores.
Por exemplo, quando a Lojas Renner S.A. precisou educar os colaboradores sobre segurança da informação e fraudes online, criamos uma série animada original! A campanha foi sucesso de engajamento - e de segurança.
Já a Brasil TecPar usou um trailer de cinema para lançar sua plataforma de educação corporativa, a Tec.ON. A Thule ajudou a transformar o que seria apenas a implementação de uma ferramenta em um grande lançamento, digno de tapete vermelho.
Com mais de 12 anos de experiência, a Thule é especialista em comunicação interna e está pronta para oferecer soluções criativas para os desafios da sua empresa.
Você precisa de ajuda para transformar a comunicação interna da sua empresa? Vamos conversar!